Atendimento Clínico
Atendimento clínico veterinário exclusivo e qualificado com equipamentos específicos para animais selvagens (exóticos e silvestres).
O atendimento clínico conta com uma avaliação física e clínica minuciosa do animal. Nesse atendimento avaliamos os seguintes itens:
-
Avaliação do peso, escore corporal e comportamento;
-
Avaliação das cavidades naturais, dos olhos e do tegumento (pêlos, penas ou escamas dependendo da espécie);
-
Avaliação das excretas dos animais (fezes e urina);
-
Avaliação dos parâmetros biológicos*;
-
Avaliação da dieta oferecida ao animal;
-
Avaliação do ambiente em que o animal vive;
-
Coleta de amostras biológicas (fezes, urina, sangue...) para avaliações laboratoriais de forma preventiva;
-
Orientações sobre as necessidades biológicas, comportamentos e cuidados básicos para cada espécie como ambiente, temperatura, umidade, alimentação e formas de oferecer refúgio, higienização e cuidados de saúde.
*Frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura.
CONSULTA PEDIÁTRICA
Talvez esse seja o momento mais importante na vida do seu pet selvagem. Essa consulta com certeza irá determinar como ele será criado. Além da avaliação clínica descrita acima o tutor irá receber informações fundamentais sobre o manejo ambiental, manejo nutricional, manejo sanitário, medicina preventiva, biossegurança, bem-estar animal e esclarecimentos sobre o comportamento normal do paciente.
Todas essas informações permitirão ao tutor possuir conhecimento suficiente para determinar o tipo de vida que o pet terá, com saúde e bem-estar, além de criar condições de um convívio harmonioso e longo com a família.
MEDICINA PREVENTIVA
Tem como objetivo prevenir doenças ao invés de tratá-las, através do desenvolvimento de um calendário estratégico personalizado a cada paciente, com visitas ao médico veterinário e realização de exames complementares regulares, visando melhor qualidade de vida, bem-estar e manutenção da saúde de toda a família.
O calendário varia de espécie para espécie em relação aos exames realizados, frequência e intervalo, tanto dos exames complementares quanto das visitas ao médico veterinário.
Para o TUTOR, abordamos os seguintes assuntos:
-
Avaliação e orientação para o adequado manejo nutricional, reprodutivo e sanitário, além de adequação ambiental específica para a espécie.
-
Orientação das principais zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos), como prevenir e como se portar diante desse problema;
-
Apresentação e esclarecimento da importância de manutenção do calendário;
-
Identificação dos sinais de doença através de sinais clínicos e comportamentais específicos.
Para os PACIENTES:
-
Exame visual (Avaliação do comportamento, excretas e do ambiente);
-
Exame físico e clínico (Peso, escore corporal, estado geral, ausculta respiratória e cardíaca...);
-
Coleta de amostras biológicas para exames laboratoriais como sangue, fezes, urina...);
-
Perfil de exames para detecção de agentes infecciosos específicos importantes, direcionados para cada espécie (ex.: Exame de detecção de Clamídia – Clamydophila psittaci) em psitacídeos;
-
Emprego de protocolos terapêuticos adequados.
TOALETE
São procedimentos não invasivo de corte e desgaste das unhas e aparo de penas de vôo, que auxiliam o condicionamento e adaptabilidade dos pets selvagens em cativeiro.
Seu objetivo é a manutenção e o controle da higiene para a prevenção de doenças, acidentes e promover a saúde da família.